Buscai Primeiro o Reino de Deus e tudo vos será acrescentado- Keiti Micheli

23-11-2011 15:42

24.Ninguém pode servir a dois senhores, porque ou odiará a um e amará o outro, ou dedicar-se-á a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e à riqueza. 25.Portanto, eis que vos digo: não vos preocupeis por vossa vida, pelo que comereis, nem por vosso corpo, pelo que vestireis. A vida não é mais do que o alimento e o corpo não é mais que as vestes? 26.Olhai as aves do céu: não semeiam nem ceifam, nem recolhem nos celeiros e vosso Pai celeste as alimenta. Não valeis vós muito mais que elas? 27.Qual de vós, por mais que se esforce, pode acrescentar um só côvado à duração de sua vida? 28.E por que vos inquietais com as vestes? Considerai como crescem os lírios do campo; não trabalham nem fiam. 29.Entretanto, eu vos digo que o próprio Salomão no auge de sua glória não se vestiu como um deles. 30.Se Deus veste assim a erva dos campos, que hoje cresce e amanhã será lançada ao fogo, quanto mais a vós, homens de pouca fé? 31.Não vos aflijais, nem digais: Que comeremos? Que beberemos? Com que nos vestiremos? 32.São os pagãos que se preocupam com tudo isso. Ora, vosso Pai celeste sabe que necessitais de tudo isso. 33.Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça e todas estas coisas vos serão dadas em acréscimo. 34.Não vos preocupeis, pois, com o dia de amanhã: o dia de amanhã terá as suas preocupações próprias. A cada dia basta o seu cuidado.

 

Jesus nos apresenta nesse evangelho um Deus, que é Pai e cuida dos seus filhos. Um Deus que é providente em todas as situações. Porém, Ele também nos exorta, de que não podemos servir a dois Senhores, porque sempre iremos nos render mais a um deles. Nesse sentido, é oportuno não confundirmos providência com displicência. Deus é providente e não nos deixará nada faltar. É o que diz a palavra e é o que de fato acontece. Porém, muitas vezes nós não fazemos  a nossa parte. Atualmente, com tantas facilidades que nos são apresentadas, cartão de crédito, cheques, limites, créditos fáceis e rápidos, vamos cedendo ao outro Senhor, o mentor desse mundo. Ganhamos R$ 500,00, mas gastamos R$ 1.000,00. Vamos nos afundando em dívidas e cada vez mais questionando onde está a providência de Deus.

Quando criança, eu me lembro que minha vó sempre recebia a sua aposentadoria, dava o dízimo, pagava a prestação da casa, a água, a luz e o que sobrava a vó comprava alimentos. Todos os meses era um aperto danado, mas o Pai nunca nos deixou nada faltar. Temos que confiar na providência de Deus, mas temos que viver com simplicidade, dentro das condições que temos. Devemos ser pessoas retas, darmos a Deus o que é de Deus e honrarmos com os nossos compromissos.

Eu rezava e pedia para o Senhor me abençoar. A minha conta estava estourada, o meu cartão estava estourado e o Senhor me falou claramente, paga primeiro o que você deve e depois vem que Eu te abençôo. Eu fui colocando no papel todas as minhas dívidas, fui pagando aquilo que estava pendente e fui controlando no papel tudo que eu gasto. Fui adquirindo hábitos condizentes com a minha situação financeira, fui me desapegando de roupas e calçados e todo o mais que me prendia e de fato o Senhor me abençoou. Eu comprei até uma motinha, que tem me ajudado muito na missão.

E isso é buscar em primeiro lugar o reino de Deus, porque  Reino de Deus, confome São Paulo escreve aos Romanos é a justiça, a paz e o gozo do Espírito Santo. Como vamos viver em paz, se estamos cheios de conta para pagar? Como vamos ser justos, se estamos devendo e com isso causando mal aos nossos irmãos?

Por que nos inquietamos tanto com que vamos comer? Com certeza somos mais que as aves do céu e que as ervas dos campos, porque eles são criaturas e nós somos filhos.

Domingo o meu ministério saiu em missão lá no Bairro Santiago II. Eu, levei alimentos na minha mochila, preocupada em ficarmos sem comer até à hora do almoço. Chegamos lá, durante a missa de envio, uma senhora procurou a nossa cordenadora e disse que fazia questão que todos nós tomássemos café na casa dela antes de sairmos em missão. Fomos lá e tomamos um maravilhoso leite quentinho, com pão crocante e fresquinho. No mesmo momento eu lembrei-me das palavras de Jesus, que nos enviou para pregar o evangelho e nos pediu que não levássemos nada na sacola. De fato, Deus é providente e cumpre com sua palavra. Mas nós também precisamos fazer a nossa parte e acreditar.

A palavra nos pede para não nos afligirmos com que iremos vestir. Outro dia eu ouvia uma pregação do padre Jonas e ele falava das vestes de glória que Jesus usava. As pessoas apenas o tocavam e eram curadas. O nosso Pai quer nos vestir com essas vestes de glória e nós ficamos preocupados com as roupas, preocupados em sermos aceitos no meio que vivemos.

É certo, que muitos de nós trazemos hábitos compulsivos. Manias incontroláveis. Ansiedades. E Jesus está em nosso meio, presente na eucaristia e na palavra. Vivo ressuscitado e deseja nos tocar com suas vestes de glória e nos libertar profundamente. Libertar-nos de todos os hábitos e manias, deseja curar aquelas feridas da nossa história que nos causam essas consequências.

Por isso, adoremos ao nosso Senhor. Desejemos nos entregar a Ele, peçamos que Ele nos toque nesse momento e realize todas as curas necessárias na nossa história.

Oremos: Jesus, cremos no poder do teu sangue derramado na Cruz. Liberta-nos de todo mal, toda compulsividade, toda infidelidade. Cura nossas feridas. Cura as feridas da nossa história, tudo que nos ocasionou certos hábitos que nos afastam de vós. Entramos no santuário, cujo véu foi rasgado pelo teu sacrifício e pedimos que o Pai venha nos abençoar, dando-nos a graça da prosperidade e da paz.

 

Voltar
Crie o seu site grátis Webnode