Reflexão do Grupo da Semana
Sede Santos. Pregação do dia 20.11.2011.
Sede Santos, 1 Pedro, 13-16
13. Cingi, portanto, os rins do vosso espírito, sede sóbrios e colocai toda vossa esperança na graça que vos será dada no dia em que Jesus Cristo aparecer. 14. À maneira de filhos obedientes, já não vos amoldeis aos desejos que tínheis antes, no tempo da vossa ignorância. 15. A exemplo da santidade daquele que vos chamou, sede também vós santos em todas as vossas ações, pois está escrito: 16. Sede santos, porque eu sou santo (Lv 11,44).
Nesse domingo o Senhor nosso Deus veio nos falar e nos exortar a vivermos a santidade. São Pedro escreve em sua carta, orientando aquela comunidade a cingir seus rins. Se fosse hoje, Pedro falaria a nós jovens para ficarmos ligados, atentos, espertos. Lá ele disse para que fossem sóbrios, para nós, com certeza ele diria para não sermos manés, para não sermos “Maria vai com as outras”.
A palavra atualizada para hoje, nos convida a sermos filhos obedientes, deixando nossas maneiras antigas de viver e, como conhecedores da vontade de Deus, buscarmos a santidade. Fomos convidados a observar a santidade no namoro e também nas amizades.
Namoro santo terá por conseqüência um casamento santo. Muitas vezes vemos famílias destruídas, casamentos destruídos, mas não nos atentamos para a causa disso. O padre Léo sempre dizia que namoro desregrado é casamento desgraçado. Como sonhamos a nossa família? Será que não vale apena sermos filhos obedientes, para no futuro colhermos esses frutos?
Também fomos advertidos a evitarmos as amizades que nos separam de Deus, porque amigo verdadeiro é aquele que nos leva a Deus e não o contrário. Portanto, cuidado com aquele amigo que te convida para ficar nas esquinas e faz com que você não chegue no seu destino.
Nós jovens sempre vamos viver as batalhas, os conflitos entre nossa carne e nosso espírito. Vencerá aquele que mais alimentarmos. Se alimentarmos nosso espírito na eucaristia, na palavra, na obediência, na abstinência das coisas mundanas, prevalecerá nosso espírito. Se alimentamo-nos com os prazeres que o mundo nos oferece, prevalecerá nossa carne e nos tornaremos escravos dela. Livres pelo espírito ou escravos pela carne. A escolha é nossa.
Ser santo é ser como Jesus, ter o cheirinho de Jesus. Ser santo, não porque o irmão prega bonito, ou porque tenho uma imagem a zelar, mas porque nosso Pai é Santo, porque nossa essência é santa, o que nos corrompe é o mundo. Ser santo, porque nossos corpos não foram feitos para prazeres mundanos, mas para serem sacrários, templos, vasos de barro para carregarmos a vida de Deus.
Em santidade, em santidade, em santidade sobre a Terra eu devo andar
Em santidade, em santidade, em santidade, Tua graça posso alcançar
E romper com as trevas
Como posso eu querer que a bênção venha sobre minha casa?
Como posso esperar que meus sonhos e meus planos aconteçam?
Como irei compreender?
Se minha vida passa longe da verdade que eu ouvi
Se os meus passos, já não tocam os caminhos que aprendi
Meu argumento me empobrece e me faz pensar assim
Que estou tão certo e é perfeito, o meu jeito de servir
Digo que amo minha Igreja e o chamado que atendi
Mas já não ouço os conselhos e a Palavra que há em mim
Sonho que um dia a Boa Nova se espalhe até os confins
Mas sem santidade, sem fidelidade, toda obra ruma ao fim
Em santidade, em santidade, em santidade sobre a Terra eu devo andar
Em santidade, em santidade, em santidade, Tua graça posso alcançar
E romper com as trevas
Nesse domingo, celebramos a festa do Cristo Rei. Que nós permitamos que Ele seja de fato Rei e Senhor em nossas vidas. Vamos viver a exemplo de Jesus e buscar a santidade. Vamos ser os santos de calças jeans que o Papa João Paulo II tanto falou ao mundo. Jovens Santos, com cheiro e jeito de Jesus.
Deus abençoe a todos. Coragem meninos e meninas. Boa semana.
Keiti Micheli
———
Deixar tudo para seguir Jesus - 13.11.2011
Grupo dia 13/11/2011.
Palavra
6.É isto o que constitui a vossa alegria, apesar das aflições passageiras a vos serem causadas ainda por diversas provações, 7.para que a prova a que é submetida a vossa fé (mais preciosa que o ouro perecível, o qual, entretanto, não deixamos de provar ao fogo) redunde para vosso louvor, para vossa honra e para vossa glória, quando Jesus Cristo se manifestar. 8.Este Jesus vós o amais, sem o terdes visto; credes nele, sem o verdes ainda, e isto é para vós a fonte de uma alegria inefável e gloriosa, 9.porque vós estais certos de obter, como preço de vossa fé, a salvação de vossas almas.
Quem foi ao grupo de oração do último domingo pode experimentar momentos de muita alegria, oração e pode também se alimentar da palavra do nosso Deus, que veio nos falar, por meio da 1ª Carta de São Pedro, capítulo 1, versículos 6-9.
O nosso querido amigo e irmão Paulinho, seminarista, nos apresentou o tema “Deixar tudo para seguir Jesus”. Testemunhou um pouquinho dos desafios de um jovem que, aparentemente, já deixou tudo por Jesus. Abordou a alegria se seguir esse mestre, dentro da nossa realidade jovem, juntamente com as provações que encontramos nessa caminhada.
Fomos levados a refletir se realmente temos deixado tudo para seguir Jesus. De uma forma especial o nosso EU, o nosso jeito egoísta de viver.
Fomos convidados também a levar esse Jesus em nossas vidas e da mesma forma que Jesus formou os 12 e, por meio desses 12 hoje estamos aqui, sendo formados pela palavra, somos convidados a propagar essa verdade, levar Jesus por onde passarmos, em nossas atitudes, em nosso jeito jovem de ser.
Deixo aqui esse convite a todos os jovens corajosos e autênticos que acessarem essa página. O desafio é proporcionarmos a todos os que nos rodeiam a mesma graça que tivemos de conhecer esse Jesus.
O que você ainda não deixou para seguir Jesus?
Fica aqui essa reflexão para essa semana. E fica também o convite para nos encontrarmos no próximo domingo e vivermos essa experiência de vida em Cristo Jesus e alimentarmos a nossa fé.
Deus abençoe a todos.
Não esqueça sua bíblia na próxima semana. Ela é teu manual de vida.
Um beijão
Keiti
———
Itens: 1 - 2 de 2